quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Planejando a Sua Viagem

Na hora de planejar a sua viagem, tenha em mente os seguintes pontos:
  • Pesquise sobre o local que pretende visitar como os costumes locais.
  • Ao escolher com quem você quer viajar leve em consideração que cada pessoa tem um estilo diferente de viajar.
  • Uma viagem depende do viajante, do tempo e do destino (podendo trazer sensações diferentes para cada vez que voltar ao mesmo lugar).
  • Dê-se ao luxo de programar viagens para destinos que não estão no mapa da maioria das pessoas que você conhece, mas sempre estiveram no seu.

Documentação:
  • Tenha certeza que a sua documentação está em ordem. Reúna a sua documentação toda reunida em uma pasta e sempre à mão para evitar problemas.
  • Pesquise a necessidade de obter visto para o destino escolhido. Se você vai para o EUA precisa de visto específico para o que vai fazer por lá, se você vai para a Europa em viagem turística curta não precisa de visto mais se você vai para ficar mais de três meses ou para trabalhar por lá, vai precisa do visto.
  • Deixe em local de fácil acesso os comprovantes dos hotéis e o endereço de onde pretende ficar, assim como as passagens, seguro-viagem, os telefones e endereços dos consulados e embaixadas brasileiros nos lugares a serem visitados.
  • Se for estudar, trabalhar ou morar no local para onde está indo anexe os vistos e certificados que você providenciou para essa jornada.
  • Quem viaja com passagem de estudante precisa apresentar comprovante de matrícula da escola no ato do embarque, no próprio aeroporto e às vezes na imigração também.
  • O passaporte europeu facilita a vida de quem viaja tanto pelo Velho Continente como para outros destinos. Permite trânsito livre no continente europeu, elimina a necessidade de visto para os EUA e o Canadá. Vale à pena gastar tempo e dinheiro vasculhando sua árvore genealógica, para ver se você tem algum antepassado proveniente de um dos países integrantes da União Européia.
  • Alguns países da África, América Central e do Sul, Ásia e até mesmo na Europa exigem que o visitante tome algumas vacinas específicas, e é preciso apresentar o atestado de vacinação.

Dinheiro:

Quanto levar para se manter numa viagem? Não é fácil de responder esta pergunta, porque isso depende do estilo, do tipo da viagem, das possibilidades de quem viaja e do destino.
Lembre-se que os valores com alimentação, transporte e entradas para as atrações variam muito de um país para outro.
  • Defina destino, quantidade de pessoas viajando juntas, a duração da viagem: some hotéis, vôos, translados, seguros e passeios básicos. Assim você consegue definir se vale mais a pena contratar um pacote ou viajar por conta própria.
  • Pesquise muito sobre o seu destino, dentro de suas preferências. Faça uma planilha com todos os valores e assim você conseguirá saber qual o orçamento disponível para as compras.
  • Eleja prioridades na sua planilha. Se o total está quase no limite do que pretende gastar, comece a optar por opções mais baratas e use essa sobra para compras ou passeios extra.
  • Procure se manter fiel as suas previsões. Como imprevistos sempre acontecem, acrescente no seu orçamento, antes de partir, uma verba extra para emergências de pelo menos 10% do total previsto.
  • Leve cartões de crédito internacional, dinheiro em espécie e uma reserva em traveler's checks. Não vale a pena andar com grande soma de dinheiro, mas é bom levar dinheiro local suficiente para pelo menos os primeiros dias. Compensa fazer compras no cartão de crédito mesmo com o acréscimo de IOF, pois o câmbio é feito com a cotação oficial da moeda, enquanto que em outras formas de pagamento paga-se a cotação de turismo, que geralmente é mais alta. Sem contar que os gastos no cartão de crédito podem ser convertidos em milhas.

Compras:

Antes de sair por aí esbanjando nas compras e se arrepender na volta, preste atenção nestas informações:
  • Em muitos países, é possível solicitar a devolução do imposto sobre as mercadorias compradas (tax refund). No ato da compra, solicite o formulário de tax free para ter direito à devolução do valor no aeroporto, quando estiver partindo de volta (somente para as compras feitas nos últimos 90 dias antecedentes ao seu retorno ao Brasil).
Roupas, livros e lembrancinhas não entram nessa conta, mas viajantes só podem trazer quinhentos dólares em compras isentas de impostos. Valores superiores a esse são taxados em 50% na alfândega brasileira, a multa em bens não declarados é de 100% sobre o valor do produto. Guarde as notas fiscais dos produtos que comprou e leve-as consigo, para evitar problemas de desembaraço,  sobretudo se estiver voltando de lugares tradicionalmente ligados à compras como Miami.
No Free Shop do aeroporto brasileiro, na volta ao país, você tem direito a mais quinhentos dólares em compras.
Antes de sair do Brasil, não se esqueça de declarar no guichê da Receita Federal, no aeroporto, os equipamentos de maior valor que estiver levando. Dessa forma, caso você seje parado pelo fiscal da alfândega na volta ao país, tem como provar que não comprou os equipamentos no exterior.
  • Conheça sempre os street markets, aqueles mercados a céu aberto repleto de barraquinhas com quinquilharias típicas ou feiras de artesanatos típicos.

Seguro-viagem:

Seja lá quanto tempo vai durar a sua viagem, não há como pensar em viajar para outro país sem estar munido de um bom seguro-viagem, com cobertura contra doenças, morte e extravio de bagagem. Não só pela comodidade e segurança que ele representa, mas também porque uma simples dor de dente em euros pode minar seu orçamento.
Leve em conta os seguintes fatores, antes de adquirir o seu:
  • Quem tem passaporte europeu viaja mais tranqüilo, por ter acesso ao sistema público de saúde de lá.
  • Se você comprar a passagem com cartão de crédito internacional poderá ser beneficiado com o seguro embutido gratuitamente.
  • Quem viaja para a Europa e não tem cidadania européia precisa de um seguro-viagem com pelo menos trinta mil euros de cobertura. Pode ser solicitado na imigração quando você estiver entrando no país - por isso fique com ele em mãos ao desembarcar e leve sempre o cartão do seguro com você quando estiver passeando.
  • Quem viaja grávida ou pretende praticar algum esporte deve solicitar o seguro específico para o seu perfil, para não ter surpresas.
  • Se seu destino é Espanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Portugal, Argentina, Chile, Uruguai ou Cabo Verde, eis uma notícia: o CDAM (Certificado de Direito a Assistência Médica) oferece assistência médica gratuita para quem já teve carteira assinada no Brasil, autônomos que recolhem INSS, empregadores e aposentados. Entre em contato com o Ministério da Saúde e solicite seu certificado com antecedência.

Comunicação:

Foi-se o tempo em que enviar cartões-postais era a única forma economicamente viável de mandar notícias para os amigos e familiares durante as férias.
  • Em qualquer lugar você encontra inúmeros cyber cafés ou lan houses nos quais, por pouco dinheiro, pode enviar mensagens por e-mail, conversar on-line via sites como MSN ou até ligar de graça para casa, por meio de ferramentas como o Skype. Pode aproveitar para baixar suas fotos e gravá-las em CD, pen-drive ou armazená-las em seu álbum virtual, para liberar o espaço no cartão de memória da máquina fotográfica, e aproveitar para atualizar o seu blog.
  • Falar por telefone também ficou muito mais em conta nos últimos anos. Os celulares com tecnologia GSM, estão bem mais acessível e você ainda pode mandar mensagens.
  • Ligar à cobrar sai mais caro, mas tem a comodidade de ter o custo cobrado diretamente na fatura do telefone e em reais.

Segurança e Imprevistos:

Todo viajante está sujeito a passar por algum imprevisto durante o passeio. Sendo prevenido e planejando seu roteiro em detalhes, é possível diminuir esse risco a índices mínimos.
  • Se sua bagagem se extraviar: vá direto ao balcão da companhia aérea ou ao guichê de reclamação de bagagens e registre a queixa. A parte ruim é que as companhias aéreas têm até três dias para entregá-la onde você estiver. Caso sua mala se perca para sempre, a indenização devida pela companhia aérea é de vinte dólares por quilo de bagagem despachada.
  • Se você perder seu passaporte: procure o consulado ou a embaixada brasileira para fazer um documento provisório. Se você tentar viajar sem passaporte, mesmo para destino próximo de onde estiver,pode arrumar problemas. Vale também sair do Brasil com o documento original e uma cópia, para facilitar os procedimentos de confecção do documento provisório.
  • Se você perder seu cartão de crédito ou traveler's checks: ligue imediatamente para a central do cartão ou para a emissora dos traveler's checks, para comunicar a perda ou roubo e solicitar a reemissão. No caso do cartão de crédito, a reemissão e a entrega fora do seu país podem ser taxadas, e os valores variam conforme o banco e a operadora. Já cheques de viagem perdidos costumam ter a segunda via entregue ao proprietário, onde ele estiver e sem custos no prazo de 48 horas.
  • Se você perder um vôo ou conexão: no caso de um vôo independente, vale o que estiver escrito no bilhete - se ele for reembolsável e remarcável, perfeito; do contrário a companhia aérea não tem obrigação nenhuma de encaixar o passageiro em outro vôo. No caso de perder uma conexão, procure também diretamente o guichê da companhia aérea. Normalmente isso acontece por atrasos em vôos ou mau tempo, e os passageiros são automaticamente alocados nos vôos seguintes.
  • Se seu vôo estiver atrasado, com overbooking ou for cancelado: para vôos com atrasos superiores a 4 horas, normalmente a companhia entrega vouchers (comprovantes ou ticket) para alimentação dentro do aeroporto. Em casos superiores a 8 horas, a empresa aérea é obrigada a acomodar o passageiro em outro vôo ou a reembolsar o valor da passagem. Se seu vôo estiver lotado, você tem direito a ser acomodado em outro vôo. Mais atenção: em caso de overbooking a reclamação só é válida se o passageiro tiver comparecido para o check-in no prazo estipulado. Para vôos cancelados, cada companhia aérea tem uma conduta diferente, que pode incluir acomodação num hotel ou num vôo de uma companhia parceira. E lembre-se seja sempre educado e tente ouvir com calma as informações passadas pelos atendentes.
  • Se você for roubado: verifique o que foi furtado, para tomar as providências cabíveis. Se possível procure um posto da polícia local ou da polícia turística e registre a ocorrência.
  • Se você ficar doente: cada seguradora tem um sistema - algumas utilizam o sistema de reembolso, outras fornecem senhas para atendimento e assim por diante. Informe-se antes de sair de casa, sobre como funciona seu seguro e leve sempre com você o cartão com os telefones para atendimento. Vale dar uma lida no site da UFRJ que traz informações úteis relacionadas as doenças mais comuns que acontecem aos viajantes.
  • Se seu hotel estiver lotado: overbooking também pode acontecer em redes hoteleiras ou sistemas de reservas on-line, e o problema pode ser solucionado com diplomacia. Caso tenha reservado o hotel por meio de uma agência brasileira ou de um receptivo local, ligue para eles e exija providências. Com educação e diálogo, esses casos são sempre resolvidos.





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