quarta-feira, 25 de abril de 2012

Limpeza Com Produtos Caseiros

Vinagre de vinho branco diluído

O vinagre de vinho branco é um desodorante natural, absorvendo os odores em vez de encobri-los. Levemente ácido, dissolve a sujeira, resíduos de sabonete e depósitos minerais, e é bastante suave para ser usado em solução para limpar pisos de madeira. Como não tem corante não vai manchar o rejunte das superfícies revestidas. Também é um ótimo substituto do amaciante para pessoas de pele sensíveis. Na cozinha pode ser usado em borrifador para limpar bancadas e sujeiras leves no forno.
  • Borrifador para limpeza
           250 ml de vinagre branco
           250 ml de água

No banheiro você utiliza o borrifador na pia, no piso e do lado de fora da privada. E nos locais que a limpeza for mais difícil aumente o poder da solução esquentando no micro-ondas. Aplique a solução, espere por 15 minutos, esfregue e enxágue.

Vinagre de vinho branco não diluído

Quando o vinagre não é diluído resolve com mais rapidez os problemas com limpezas difíceis, como resíduos de sabão, parte interna da privada. Despeje o vinagre branco não diluído em toda a privada e esfregue com uma escova própria para isso, com a função de remover todas as manchas e cheiros. Use pedra-pomes para tirar manchas de ferrugem da água.
O chuveiro está entupido? Então, em um saco plástico coloque de 60 a 120 ml de vinagre não diluído e envolva o chuveiro por duas horas ou durante a noite. Enxague e limpe o chuveiro com um pano.
O vinagre puro amacia os tecidos e elimina os resíduos de sabão em pó. Coloque 250 ml no enxágue da máquina em vez do amaciante.

Suco de limão

O suco de limão tem uma leve acidez e pode ser usado na limpeza ao invés do vinagre. A casca do limão serve para polir a superfície das porcelanas. Em países que na sua cultura costumam utilizar triturador de alimentos no ralo da pia, pode-se usar a casca do limão para limpar e afiar as lâminas. Basta colocar as cascas para triturar e abrir a torneira deixando a água cair, que o óleo da casca vai fazer todo o trabalho juntamente com a água.  

Bicarbonato de sódio

É um poderoso substituto dos saponáceos, possui uma ação abrasiva e propriedades desodorizantes naturais. Polvilhe uma esponja úmida para tirar manchas da banheira, na pia do lavabo ou remover resíduos da pia da cozinha.
Para sujeiras mais difíceis, faça uma pasta com bicarbonato e água, aplique no local por aproximadamente 20 minutos.
Para manter os ralos desentupidos e sem odor forte coloque de 20 a 40 gramas de bicarbonato e pingue água quente suficiente para a solução descer. Depois de duas horas despeje água quente em abundância.

Álcool isopropílico

Fornece base para um limpador volátil semelhante ao limpa-vidros. Pode ser usado em janelas, espelhos, cromados e para dar brilho em pisos de cerâmica e ladrilhos.
  • Receita de limpa-vidros
            250 ml de álcool isopropílico
            250 ml de água
            1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco

Amoníaco

O amoníaco é uma solução alcalina para receitas mais fortes de limpa-vidros e desengordurantes do que as de vinagre, que é ácido. Escolha um tipo que não faça espuma (a espuma parece funcionar, mas é difícil de enxaguar e remover).

Experimente as fórmulas abaixo para faxinas esporádicas ou tarefas mais pesadas (coloque em borrifador):
  • Receita de limpa-vidros forte
            250 ml de álcool isopropílico
            250 ml de água
            1 colher (sopa) de amoníaco
  • Receita de desengordurante forte
            1 colher (sopa) de amoníaco
            1 colher (sopa) de detergente incolor
            500 ml de água

1 comentários:

Amanda Fonseca disse...

Lu, que bom que você aprendeu a colocar marca d'água usando o tutorial que postei no Amanda Layouts. Fico feliz por ter ajudado.

Bjs

Postar um comentário

Oie! Adorei a sua visita.
Antes de ir embora deixe um comentário pra mim, eu vou adorar saber o que você achou.
Beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Template by:

Free Blog Templates