segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sempre Tem Uma Esperança... Para a Bagunça das Crianças

Se você tem filhos... Já conhece o tamanho da bagunça que pode estar pela frente.
Então está na hora de começar a mudar isso e ainda contribuir para que eles cresçam aprendendo a organizar o seu espaço com hábitos saudáveis para a sua vida adulta.
Ensine-os a recolher e arrumar os próprios pertences quando acabar de usá-los. Isso é uma lição de responsabilidade pessoal que quando incentivada torna-se parte da rotina dos pequenos e depois da sua vida adulta.
E você ainda pergunta o que ganha com isso?
Menos trabalho, mais tempo para você, um adulto responsável (no futuro), a casa passa menos tempo bagunçada... E MENOS STRESS.
Eu não preciso de mais motivos do que isso... Ah! Se você tiver filhos homens organizados já chega ganhando pontos com a futura nora, que beleza! Não têm reclamação de seus filhotes, somente elogios e... Bandeira branca da paz com sua norinha.


Podemos usar de algumas artimanhas para conseguir o nosso objetivo principal:

  • Dica que tudo que estiver no seu caminho será engolido pelo aspirador de pó ou levado para o lixo. Quando perceberem que você fala sério elas correrão para recolher tudo quando escutarem o aspirador.
  • Instale uma cesta de basquete na parede do quarto deles, sobre um cesto de roupa suja, ensine como arremessar a bola e sugira um torneio para ver quem faz mais pontos.
  • Estabeleça regras: todos devem recolher suas coisas. Quem não fizer terá sues objetos confiscados e para tê-los de volta terá que pagar uma multa ou cumprir uma tarefa. Se a criança não fizer nem uma coisa nem outra você saberá que o objeto não é importante e poderá descartá-lo.
  • Dê um cesto ou um saco plástico para cada um. Ajuste um alarme para tocar em 30 segundos e verifique quem é capaz de recolher o maior número de coisas espalhadas até o alarme soar. Marque o placar e dê uma recompensa ao vencedor.
  • Inicie um jogo de 15 minutos para pôr tudo em ordem. Os jogadores devem tomar posição no primeiro cômodo. Ao apito do treinador, todos começam a recolher e guardar roupas e objetos espalhados. Quando o cômodo estiver arrumado, o treinador apita novamente e diz bem alto qual é o próximo alvo.
 Elogie SEMPRE as tarefas bem feitas e dê uma recompensa especial para a equipe vencedora. Crianças gostam de competições e se elas forem sadias e animadas serão sempre bem aceitas e você com o tempo não vai mais precisar delas. Elas simplesmente vão se transformar em rotina.

0 comentários:

Postar um comentário

Oie! Adorei a sua visita.
Antes de ir embora deixe um comentário pra mim, eu vou adorar saber o que você achou.
Beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Template by:

Free Blog Templates