sexta-feira, 11 de março de 2011

Como Guardamos os Nossos Alimentos


Quantas vezes eu perdi verduras e legumes, isso pra não falar nas frutas. Só por não saber como cuidar deles adequadamente e armazenar no lugar certo. Mas, agora é diferente e eu preciso dividir este conhecimento com vocês.
Se a gente lavar e conservar os vegetais em embalagens lacradas, eles vão durar muito mais tempo e estas embalagens podem ser lavadas e reutilizadas. 


A alface, por exemplo, fica fresca por mais tempo se você lavar e secar bem antes de guardar em saco plástico. Se for do tipo ziploc facilita muito, mas se não for tudo bem, use o comum o resultado é o mesmo só precisa retirar o ar e feche.


O pimentão, a berinjela, a abóbora, a beterraba, o cogumelo, o brócolis, a cenoura, a couve-flor, o aipo, a vagem e o repolho você também no saco plástico sem tirar o ar (frouxo) e colocar no gavetão da geladeira que é hermética e mantém a umidade.



Alguns vegetais não se dão bem com ar frio o pepino é um deles, você pode mergulhá-lo em água fria e depois conservá-lo em local seco e fresco. A batata também, pois o amido se degrada muito rápido. A abobrinha, o alho, o gengibre, o tomate e as cebolas maduras ficam melhores em local fresco e seco.




Quase todas as frutas se dão melhor em temperatura ambiente até amadurecer. Isso inclui maçã, melão, pera, ameixa, abacate, pêssego e abacaxi. As frutas mais delicadas como a uva e o morango não devem ser lavadas a não ser na hora de comé-las, pois a camada que as envolve serve de proteção. Guarde-as em sacos plásticos com furos para não abafá-las.


As frutas cítricas como a laranja e o limão devem ser mantidas em temperatura ambiente porque tem uma cobertura cerosa que conserva seu frescor.


As ervas frescas como a salsa, a cebolinha e o coentro podem ser guardados sem lavar em sacos plásticos frouxos e na gaveta da geladeira ou picados e congelados em potes adequados.

6 comentários:

HSS disse...

Boas dicas, agora toca a arrumar tudo.
Obrigada por partilhar!
bj
Helia
http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

Rosely Archela disse...

Gostei das dicas! As frutas podem ficar em uma fruteira. Ajudam a decorar a cozinha enquanto amadurecem! Alem da beleza, também dão o perfume...

Na disse...

Oi Lu..que post interessantissimo, chamei minha mãe pra ler e ela amou as dicas! Muito obrigada por compartilhar!

Quanto aos hipoalergenicos, eu sempre tive uma visao de queeram como agua e super caros, mas a Dermanail é uma marca que me surpreendeu, os esmaltes são realmente bem ralinhos, mas cobrem super bem com 2 camadas!

Beijão

Ana Paula disse...

Lu, q sorte hein menina! Só não fico esse tempo todo lá pq meu marido me mata. Adoro aquela loja, o paraiso do faça vc mesmo! kkkkk. Agora to doidinha para conhecer a ETNA de Campinas.

Lia Houf disse...

Adorei as dicas ... preciso mesmo tomar mais cuidado com a armazenagem ... por que vira e mexe perco as coisas.

Zi Faleiro disse...

Adorei as dicas... eu amo cozinhar!
bjs Zí
www.casadazi.blogspot.com

Postar um comentário

Oie! Adorei a sua visita.
Antes de ir embora deixe um comentário pra mim, eu vou adorar saber o que você achou.
Beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Template by:

Free Blog Templates