quarta-feira, 30 de março de 2011

Arquivamento Eletrônico

Arquivar documentos eletronicamente possui a vantagem de economizar muito tempo e espaço ocupado pelos métodos tradicionais de arquivamento, com a grande facilidade de poder partilhar os dados e recuperar informações. Tudo de que você precisa é um scanner, um software apropriado e uma mídia de armazenamento. O software permitirá que você scanneie documentos diretamente para o word ou excel, contudo um formato mais conveniente para esse arquivamento é o PDF.

Administrando os Documentos
Existem vários softwares cujo objetivo é ajudar você a manipular e recuperar documentos eletrônicos. Para aqueles cujas necessidades são para indexar e recuperar existe ferramentas potentes para o desktop, que podem ser carregadas livres de despesas do Google, Microsoft, Copernic e Yahoo. O Google Desktop trabalha oculto e em silêncio, enquanto o computador  está ocioso, para indexar todas as informações  contidas nos arquivos que você deseja recuperar - word, excel, pdf, e-mail, contatos, tarefas, história da web e arquivos de mídia. O software oferece também uma busca muito rápida, ao estilo Google, que encontrará qualquer documento que combine com sua palavra.

Organizando Arquivos no Computador
Com programa administrador de arquivos e as ferramentas de busca disponíveis, a atenção para organizar arquivos em seu computador é desnecessária, mas eu sugiro a criação de um grupo simples de material em pastas e subpastas. Torna as tarefas com arquivos mais diretas e haverá muitas ocasiões em que será muito mais rápido ir diretamente a uma subpasta onde você saiba que pode localizar um arquivo do que tentar lembrar-se de um nome ou palavra-chave para iniciar uma busca.
A minha forma preferida de trabalhar é criar uma pasta nova a cada ano. No seu interior estabeleça subpastas para as diferentes categorias de atividades e os tipos de documentos de rotina que você cria.

Escolhendo Nomes de Arquivos
Você não precisa da irritação e nem da perda de tempo abrindo um arquivo só para descobrir que não é exatamente o que queria. Se seu software oferece um nome automaticamente, baseado na primeira palavra do arquivo, lembre-se que pode não ser adequado, pois estará produzindo uma série de arquivos com o nome parecido.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Documentos Financeiros

Muitos de nós tem por hábito guardar uma quantidade enorme de papel, os quais muitas vezes não utilizamos nem 1/3, e com isso desperdiçando um espaço físico que poderia estar servindo para outro fim e ao mesmo tempo contribuindo para o desmatamento das nossas florestas. Podemos fazer diferente optando em receber seus boletos via e-mail (algumas empresas já estão nós dando esta alternativa) e na hora de fazer o pagamento você também pode optar em fazê-lo pela internet que lhe dá a opção de imprimir ou gerar um arquivo para ser guardado no seu computador e ser impresso quando você quiser e se quiser.
  • Canhoto de cheques, comprovantes de depósito e de saques, recibo de depósito automático: confira detalhadamente em seu extrato e depois pode descartar.
  • Notas fiscais: guarde-as não somente pelo prazo de garantia, mas pelo período da vida útil do produto, para resguardar-se de qualquer defeito oculto de fabricação.
  • Contas e tarifas públicas: devem ser mantidos por 5 anos.
  • Apólices e contas de seguros: guarde sempre as apólices de seguros durante todo o período de vigência. Descarte as apólices vencidas e extratos antigos.
  • Impostos: os documentos e comprovantes do IR devem ser mantidos durante 5 anos, período em que o Fisco pode convocar o contribuinte para uma auditoria. Todas as declarações e deduções precisam ser comprovadas, portanto arquive os documentos necessários separados por ano.
  • Documento de investimentos: se os extratos forem cumulativos, como o da poupança, conserve apenas o mais recente. Mantenha em segurança certificados de aplicações, apólices, ações e outros papéis importantes.
  • Escrituras e registros de propriedades: esses devem ser mantidos para sempre, exceto em caso de venda. Entre eles estão: escrituras de bens imóveis, títulos, registros, hipotecas e outros papéis de penhor, escrituras de jazigos, contratos de compra, comprovantes de pagamento de IPTU, registro de aumento de capital (incluindo aluguel de propriedades), certificado de posse de veículos automotores e recibos de compra e venda do mesmo.
  • Outros: se você já teve problemas de crédito ou seu banco cometeu algum engano com a sua conta corrente ou seus investimentos, guarde toda a documentação relativa ao fato, inclusive a correspondência que enviou e recebeu, em particular aquela que confirma a solução do impasse.

Documentos Importantes
  • Certidões: casamento, nascimento, divórcio e óbito.
  • Documentos relacionados à quitação de dívidas.
  • Papéis de adoção e de custódia.
  • Procurações, testamento e outros documentos de transmissão de bens.
  • Apólices e ações.
  • Títulos do governo federal.
  • Todos os tipos de contrato: arrendamento de terras, hipoteca, notas promissórias e outros acordos correlatos.
  • Documentos militares.
  • Patentes e direitos autorais.
Com a sua ausência alguém saberia onde encontrar importantes informações legais e financeiras? É importante que alguém saiba onde estão estas informações em caso de emergência. Então, faça no seu arquivo uma parte em destaque com o nome " em caso de emergência ". Dentro deixe número de contas bancárias e as senhas, o telefone do seu advogado, contador, consultor financeiro e gerente de investimentos, a localização de documentos importantes, tais como apólices de seguros, testamentos e procurações, o lugar onde guarda a chave ou a combinação de seu cofre se houver um.

Prepare-se Para o Imposto de Renda

terça-feira, 22 de março de 2011

Como Guardar Roupas Por Muito Tempo?




Com o final da estação, é hora de começar a guardar as roupas que não serão mais usadas na estação que está chegando, ou pensar em fazer doações daquelas que você acha que não irá mais usar no próximo ano nesta mesma estação. E retirar do armário as roupas que serão usadas na estação que vem chegando e que você guardou do ano que passou, fazer a manutenção adequada e lavá-las para serem usadas novamente.
Primeiro passo para guardar as roupas é lavar e deixar secar bem depois colocá-las em um local livre de umidade para evitar o bolor.
Você pode reservar algumas prateleiras do seu armário com a finalidade de guardar estas peças, ou o maleiro resolve o problema se você também não tem maleiro disponível outra boa idéia é usar as malas de viagem vazias. Mas, lembre-se sempre antes de guardar as roupas você deve protegê-las contra pragas e insetos.



Dica: faça saches de arruda, alecrim, salvia, poejo e salsa misturadas e secas reduzidas a pó, espantam não só traças, como também outros insetos roedores.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Divulgação de sorteio de blog amigo

Gente eu já fiz a minha inscrição para este sorteio do Universo Feminino vai ser muito legal.
Beijos.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Como Guardamos os Nossos Alimentos


Quantas vezes eu perdi verduras e legumes, isso pra não falar nas frutas. Só por não saber como cuidar deles adequadamente e armazenar no lugar certo. Mas, agora é diferente e eu preciso dividir este conhecimento com vocês.
Se a gente lavar e conservar os vegetais em embalagens lacradas, eles vão durar muito mais tempo e estas embalagens podem ser lavadas e reutilizadas. 


A alface, por exemplo, fica fresca por mais tempo se você lavar e secar bem antes de guardar em saco plástico. Se for do tipo ziploc facilita muito, mas se não for tudo bem, use o comum o resultado é o mesmo só precisa retirar o ar e feche.


O pimentão, a berinjela, a abóbora, a beterraba, o cogumelo, o brócolis, a cenoura, a couve-flor, o aipo, a vagem e o repolho você também no saco plástico sem tirar o ar (frouxo) e colocar no gavetão da geladeira que é hermética e mantém a umidade.



Alguns vegetais não se dão bem com ar frio o pepino é um deles, você pode mergulhá-lo em água fria e depois conservá-lo em local seco e fresco. A batata também, pois o amido se degrada muito rápido. A abobrinha, o alho, o gengibre, o tomate e as cebolas maduras ficam melhores em local fresco e seco.




Quase todas as frutas se dão melhor em temperatura ambiente até amadurecer. Isso inclui maçã, melão, pera, ameixa, abacate, pêssego e abacaxi. As frutas mais delicadas como a uva e o morango não devem ser lavadas a não ser na hora de comé-las, pois a camada que as envolve serve de proteção. Guarde-as em sacos plásticos com furos para não abafá-las.


As frutas cítricas como a laranja e o limão devem ser mantidas em temperatura ambiente porque tem uma cobertura cerosa que conserva seu frescor.


As ervas frescas como a salsa, a cebolinha e o coentro podem ser guardados sem lavar em sacos plásticos frouxos e na gaveta da geladeira ou picados e congelados em potes adequados.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Chulé... e a Água no Ouvido

sexta-feira, 4 de março de 2011

O Que Tem Dentro da Geladeira?

Que tarefa cruel organizar a geladeira ainda mais quando você olha, olha e não se sabe por onde começar. Então vamos começar tirando tudo de dentro... CAAALMA!!!!!!
Vai devagar parte a parte é menos doloroso. Vamos lá.
Primeiro você precisa separar o que está fora da validade, sobras de comida (as que ainda podem ser consumidas e as que vão para o lixo) acomodadas em potes. Observe também quantos produtos se estragaram por estarem fora do alcance dos olhos.
Uma forma de evitar desperdícios é fazer uma lista de alimentos perecíveis, vegetais, frios ou que possam estragar rapidamente e coloque esta lista grudada na porta da geladeira com isso você evita abrir a geladeira sem necessidade ou permanecer com ela aberta por menos tempo mantendo assim os alimentos frescos por mais tempo. 
Agora vamos organizar, vamos ver qual o melhor lugar para cada alimento:

O compartimento de alimentos frescos é o ponto mais frio da geladeira, nele devemos manter frios, carnes e iogurtes.
Na primeira prateleira deve-se colocar o que geralmente o que se come no café da manhã, produtos condimentados também podem ser colocados nesta prateleira.
Na segunda prateleira as guloseimas e sobra de frutas do café da manhã. Os ovos também podem ser guardados nesta prateleira desde que estejam em embalagem própria ou arrumados em um pote.
Na terceira prateleira são colocados os alimentos para o almoço e jantar, guardados em recipientes de vidro ou plástico (dando preferência ao fundo da prateleira onde tem melhor refrigeração). 
No gavetão é o ideal para as verduras, frutas e legumes, que devem ser conservados em sacos plásticos para evitar a mistura de cheiros.
Na porta da geladeira colocamos as jarras de água, sucos e bebidas em geral. Você pode também separa as prateleira da seguinte forma: uma para condimentos e molhos; outra para remédios, soro fisiológicos; outra para aquelas guloseimas que precisam de refrigeração. Os ovos podem ficar na porta desde que tenha o compartimento próprio com a tampa de isolamento térmico que mantém a temperatura toda vez que a porta é aberta. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Template by:

Free Blog Templates